Trombose da Artéria Hepática Comum

A trombose da veia porta é a obstrução ou o estreitamento da veia porta (o vaso sanguíneo que leva sangue dos intestinos para o fígado) por um coágulo de sangue.
Como a veia porta está estenosada ou obstruída, a pressão na veia porta aumenta. Essa pressão aumentada (denominada hipertensão portal) provoca aumento do baço (esplenomegalia). Ela também resulta em veias dilatadas e retorcidas (varicosas), veias esofágicas (denominadas varizes esofágicas) e frequentemente no estômago (denominadas varizes gástricas). Essas veias podem sangrar bastante.
O acúmulo de líquido no abdômen (denominado ascite) é pouco frequente. Mas ele pode ocorrer quando as pessoas também apresentam congestão hepática (acúmulo de sangue no fígado) ou danos no fígado, como cicatrização grave no fígado (cirrose), ou quando grandes quantidades de líquido são fornecidas por via intravenosa para tratar a hemorragia intensa das veias varicosas rompidas no esôfago e no estômago. Se a trombose na veia porta ocorrer em pessoas com cirrose, há deterioração do estado de saúde.

Trombose da Artéria Hepática Comum
Menu do Software 3d